sábado, 28 de março de 2009

A Bússola de Ouro


Primeiro volume da trilogia "Fronteiras do Universo" de Phillip Pullmam, teve direito até a uma adaptação pro cinema.

A bússola de ouro se passa numa dimensão paralela e bem similar a nossa. Lyra é uma jovem órfã - na verdade nem tanto - que vive sob proteção dos catredráticos da faculdade Jordam na Oxford de seu mundo.

No mundo de Lyra todas as pessoas possuem Dimons que são como uma parte de suas almas visível ao olho humano. E numa de suas travessuras com seu dimon Pantalaimon ela descobre sobre um assunto um tanto quanto incômodo para os adultos de seu mundo ... o "Pó".

Essa pequena travessura lhe rende grandes aventuras que vai desde voar com feiticeiras a passear pelas geladas montanhas das terras do Norte.

Quando se faz necessário removê-la dos territórios da Jordan, o reitor lhe entrega um instrumento muito especial um "aletiometro" - a Bússola de Ouro - só existem seis instrumentos como esse em seu mundo e menor ainda é o número de pessoas capazes de lê-los.

O grande diferencial de Lyra nessa história??? Ela é a ÚNICA capaz de ler o aletiômetro sem o auxílio dos numerosos livros que os outros especialistas precisam para decifrá-lo. E essa habilidade a torna a provável figura central de uma profecia que há muito circula dentre as feiticeiras.

A história é excelente e muito bem escrita, o tal "pó" é responsável por um mistério que se mantém sempre pairando sobre a história que termina sem nos dizer se ele seria algo "bom" ou "ruim". É o tipo de livro que você só sossega quando termina de lê-lo!

Aliás ... minto ... na verdade você fica ainda mais alvoroçada(o) quando termina de ler pois Phillip Pullman simplesmente para a história quando a ação vai começar ... ainda bem que comprei os três livros juntos.

RECOMENDO!!!

Trilogia completa:
A Bússola de Ouro
A Faca Sutil
A Luneta Âmbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário