sábado, 23 de maio de 2009

Fortaleza Digital


Embora esse tenha sido o primeiro romance publicado de Dan Brown, ele foi o último livro que li.

Aqueles que viraram fã do cara depois de ler O Código Da Vinci eu só tenho a lamentar se minha opinião sincera - por demais eu sei - não lhes agradar.

Nesse romance as personagens principais trabalham para o governo dos EUA; mais precisamente com uma 'máquina invasora de privacidade', por assim dizer.

Um professor que havia ajudado a desenvolver essa máquina não achava certo o fim para o qual ela era usado e desenvolveu um 'código de encriptação' que, segundo ele, nem essa máquina seria capaz de desencriptar. E é na tentativa de decodificá-lo que toda a confusão começa!!!

Um worm está invadindo os sistemas de defesa do país e 'derrubando' todas as barreiras eletrônicas que impediam a entrada de hackers no sistema. A única forma de impedir que todos os dados dos EUA fiquem acessíveis a milhares de Hackers é descobrir uma senha que somente Ensei Tankado - o criador do código - possuia mas estava ... como vou dizer ... impossibilitado de revelá-lo mesmo que quisesse fazê-lo!!!

O romance é muito bem escrito, aqui temos mais um 'Indiana Jones' em busca da 'senha perdida' - risos - e, depois de conversar com vários profissionais da área de informática que já leram o livro, posso dizer que Dan Brown realmente fez uma baita pesquisa na hora de escrever esse romance!!!

Mas como Estatística tenho de apontar uma falha!!!

A principal personagem por trás de todo o 'drama do worm' é uma criptógrafa ... até aí nada demais ... só que no livro aparece um anagrama que eu fui capaz de identificá-lo de cara - e gostei muito devo confessar - sem gastar nem 1 min para decifrá-lo ... mas a querida criptógrafa não o enxergou até que ficasse óbvio que eles estavam correndo atrás de 'fogo de palha'. Mas deixa pra lá ... vai ver que, mesmo colocando sua criptógrafa brincando de construir anagramas com seu namoradinho, Dan Brown não sabe que anagramas normalmente são claros como água para quem já estudou um pouco que fosse sobre isso.

O autor caprichou em toda a história mas o desfecho da trama deixou muito a desejar!!!

Fica a dica do livro ... mas acho que sem um mínimo de entendimento sobre computadores ele pode ser meio 'chato'.

2 comentários:

  1. Estou lendo Anjos e Dêmonios, mas ainda não li este do Dan Brown.

    Achei ótimo o blog, o add no meu blog.

    Se quiser adcionar, o link é:

    http://literaturalfs.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Este livro é muito bom, melhor do que Ponto de Impacto.
    Estou no aguardo de O Simbolo Perdido, que deve ser lançado em dezembro/2009.
    Silvia

    ResponderExcluir