quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fahrenheit 451


E se ler fosse crime???

Se sua biblioteca particular fosse queimada diante de seus olhos e você fosse preso simplesmente pelo fato de apreciar uma boa leitura???

É esse o foco dessa maravilhosa - e um tanto 'assustadora' - obra de Ray Bradbury.




O título do livro já é bastante sugestivo. Fahrenheit 451 - ou 232,7°C - é o ponto de combustão do papel, ou seja, a temperatura em que o papel começa a pegar fogo, no caso da história, a temperatura em que os livros começam a pegar fogo.

Para os amantes de leitura esse livro pode ser considerado uma espécie de terror psicológico.

Num futuro - não especificado pelo autor - os Bombeiros não são mais responsáveis por extinguir as chamas mas sim por provocá-las. São esses profissionais os responsáveis por incinerar os livros que ainda restam nessa sociedade onde Ler é Proibido.

A história é narrada pelo ponto de vista de Guy Montag um bombeiro que começou a questionar o que levavam as pessoas a insistirem em esconder livros em suas casas, em lê-los!!! O que haveria de tão importante nas páginas de um livro que transformava as pessoas em criminosas??? Algumas vezes em suicidas ...

O autor não se preocupa em detalhar muito o cenário em que as coisas acontecem estrategicamente se focando nas características que situam a história num tempo à frente do nosso e deixam bem claro que 'as imagens tomaram o lugar das palavras'.

A história é maravilhosa e nos leva a refletir sobre as atitudes que tomamos atualmente em relação ao hábito da leitura.

Será que nossa sociedade já não está 'queimando livros'???

Porém, se você é daqueles que gosta de histórias com começo, meio e fim ... tudo explicadinho e detalhadinho, acho que não gostará muito desse livro. Como todo livro cujo objetivo é levar o leitor a reflexão esse livro não 'tem final' e, na minha opinião, isso o tornou ainda melhor!!!

RECOMENDO!!!

E para finalizar um vídeo ótimo sobre o tema:



Um comentário:

  1. Otimo Blog, gostei da indicacao, parece ser ótimo.
    Parabens pelo blog !

    ResponderExcluir