quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Zona Morta


Mais um Stephen King pra minha prateleira de livros lidos!

O livro A Zona Morta além de ter sido adaptado para filme também teve uma série de TV com Anthony Michael Hall no papel de Johnny Smith, um professor secundário que entra em coma após um acidente de carro e só acorda quase cinco anos depois.

Johnny acorda praticamente sem sequelas exceto por uma parte de seu cérebro que, por ter sido danificada no acidente, o impede de lembrar algumas coisas como objetos ou nomes de lugares. Mas a grande chave da história é que essa área danificada parece ter despertado um 'sentido' extra que faz com que Johnny seja capaz de 'enxergar a vida das pessoas' apenas com um simples toque.

Johnny smith começa a história como um simples professor que, embora apelidado pelos seus alunos de "frankenstein", faz sucesso com suas turmas. Stephen King constrói uma personagem cativante e bem humorada no início do livro e com a mesma facilidade a tranforma em um homem sombrio durante o processo de reabilitação das sequelas do coma. Sua 'habilidade especial' lhe traz algumas coisas boas, porém muitas outras nada amigáveis como uma crescente paranóia - seria mesmo paranória??? - em relação a Greg Stillson, um candidato a deputado muito admirado pelo povo, porém com muita coisa para esconder.

Como toda história do autor as personagens vão sendo contruídas no decorrer da história, inclusive as características físicas o que torna a leitura fácil e confortável. Para aqueles que, como eu, realmente viajam na leitura fica fácil se colocar no lugar das demais personagens e sentir um certo arrepio com as reações de Johnny diante de suas 'visões'.

A série é bem distante do livro - como era de se esperar -, mas parece que o filme - eu ainda não assisti, mas me contaram - tem um final suficientemente parecido. Na verdde o filme tem um final, o livro, como é costume do autor, não tem um final definido. O que, na minha opinião, torna a história ainda melhor e mais sombria.

RECOMENDO!!!


6 comentários:

  1. ola! adorei a idéia do blog, mas queria dar uma sugestão: tenta fazer menos erros de português! percebi uma palavra errada ou duas em todos os posts que li e acho que não pega bem um blog que fala sobre livros cheio de erros de ortografia (e de outros tipos também).

    ---
    o tras escrito nesse post, por exemplo, deveria ser traz, ja que é uma conjugação do verbo trazer

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clarice!

    Eu realmente tenho muitos erros de digitação que costumo perceber só quando leio o post pela 3ª ou 4ª vez.

    Agora quanto a erros que não sejam ortográficos eu não entendi o que quis dizer.

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Excelente livro e o seriado que, em português, se chama O Vidente também é muito bom!
    Boas Festas para você!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tem uma brincadeira lá no meu blog!
    Gostaria que você participasse! Não é selinho!

    Bjs
    Bia
    Livros de Bia

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este livro.Eu o estou lendo e não consigo largar nem por um minuto.È una pena que senpre tenho que interronper nimha leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá, li o livro ano passado e hoje assisti o filme, como é de se esperar o livro é sempre melhor que o filme né rss
    Mas adoro zona morta, tanto livro filme... Stephen King é genial, trouxe mais essa brilhante história a nós, leitores.

    ResponderExcluir