segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Homens que Não Amavam as Mulheres


Já tem um bom tempo que eu estava curiosa para ler essa série do Stieg Larsson, os livros estavam aqui na estante só esperando para serem lidos, mas sempre faltava tempo.

Adoro romances policias, mas sempre tenho um receio de ler por medo do autor não ficar atento a cronologias ou acabar se perdendo tanto em suposições que nem percebe que o crime acaba resolvido sem provas ou sem lógica alguma.

E esse livro entra pra pra lista de favoritos justamente por ter uma trama muito bem elaborada e livre dessas falhas bobas.

Admito que a leitura foi bem difícil no começo, gosto de livros com "movimento" e perder muito tempo com pessoas 'contando historinhas' acaba ficando entediante pra mim, sem contar que o blá blá blá soava meio artificial do tipo "Alguém realmente fala assim?", mas levo em consideração que não conheço bem os costumes do país do autor e nem posso contestar mesmo a naturalidade das conversas. Mas uma vez que todas as histórias foram contadas e a trama começa a se desenvolver a gente embarca na leitura e não consegue mais se desligar da história.

As personagens são marcantes e muito bem trabalhadas - embora eu sinta um 'quê' de alter ego do autor no Super Blomkvist -, todas tem seu nível de importância na trama. O autor parece não ter pressa nenhuma em sair revelando a história o que torna a leitura muito agradável, a gente se sente participando junto com as personagens, vamos descobrindo toda a trama juntamente com Mikael Blomkvist e nos sentindo parte da história.

Há algumas cenas 'pesadas' que dependendo do leitor pode incomodar um pouco, mas não são exageradas ou desnecessárias, ao contrário elas são chaves para retratar características bastante específicas de algumas personagens.

Não é daqueles livros que você lê rápido porque quer chegar logo ao final, ao contrário ... dá vontade de ler calmamente só pra curtir bastante.

RECOMENDO!!!

Trilogia Millennium:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres

7 comentários:

  1. Também li esse livro e também recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é sensacional, já assinei o feed!

    ResponderExcluir
  3. Romances policiais realmente costumam ser muito bons!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de romances policiais, esse livro será a minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro e também achei muito interessante.

    ResponderExcluir