quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Rainha do Castelo de Ar


Terceiro e último livro da Trilogia Millenium de Stieg Larsson - A Rainha do Castelo de Ar -, na minha opinião, fechou muito bem!

Enquanto eu lia o segundo livro emprestei o primeiro a uma colega de trabalho que o 'devorou rapidinho' e ainda conseguiu terminar o segundo antes que eu chegasse a metade desse. Como ela estava lendo em casa e eu só leio no metrô porque se eu ler qualquer coisa em casa virarei noites em claro e acabarei dormindo no trabalho em frente ao computador deixarei de lado todos os afazeres domésticos mesmo que eu já os deixe sem a desculpa dos livros e minha casa virará um caos, parei a leitura lá pelas 100 primeiras páginas para emprestar a ela.

Bem ... quem me conhece sabe que eu não paro um livro sem motivo algum ... o motivo, além de emprestá-lo, é que a história estava bem monótona e eu estava louca pra ler A História Sem Fim. Nesse ínterim li também Assassin's Creed e quando já ponderava o próximo da lista ela me retorna o livro dizendo que eu PRECISAVA terminá-lo. Lá fui eu ... retomar a leitura daquela história que ainda não tinha me apanhado de jeito. O que posso dizer?

Que ela deu sorte de fechar o segundo livro na hora certa! Se eu tivesse avançado mais umas 30 páginas, ela teria de esperar até que eu o terminasse.

A história que começou com um ritmo parado e muito carregado de informações, quase sem ação como no primeiro volume, logo se transformou numa trama muito envolvente! [SPOILER]O assassinato de Alexander Zalachenko[SPOILER] desencadeia uma série de perguntas ...

Como assim?
Por quê?
Por que só agora?
Qual o objetivo?

Embora eu ainda ache que a pergunta "Por que diabos não fizeram isso antes?" não tenha sido devidamente respondida, a história assume um ritmo que é impossível desgrudar - cheguei em casa quase 23h, faltando 100 págs pra terminar, tendo de acordar cedo no dia seguinte, mas só fui dormir depois de fechar o livro -, cheia de altos e baixos, quebra-cabeças bem elaborados e até histórias paralelas à principal, mas que de tão bem colocada já nos faz tentar encaixá-la no quebra-cabeças sem se quer cogitarmos a hipótese de ser apenas uma técnica de 'distração' do autor.

A trama é muito bem elaborada deixando bem nítido que todos os 'sucessos' da história só ocorrem graças aos 'dotes especiais' de Lisbeth Salander.

RECOMENDO!!!

Trilogia Millennium:
Rainha do Castelo de Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário