terça-feira, 13 de setembro de 2011

Assassin's Creed: Renascença


Fechei esse livro mês passado, mas só agora arrumei um tempinho para falar sobre ele.

Como já comentei em post anterior, Assassin's Creed é o nome de um jogo de vídeo-game. Embora eu nunca o tenha jogado, sempre me divirto assistindo meu irmão jogar e quando descobri que tinha um livro, não resisti!

Infelizmente o livro acabou me desapontando um pouco...

As primeiras 80 páginas foram difíceis de ler. Não, não estavam em outro idioma, nem mal escritas ... elas só eram, basicamente, um "tutorial" do jogo. Sem história, sem emoção, basicamente uma sequência de cenas sem contexto lógico que são muito úteis em um jogo, porém maçantes em um livro.

Depois que o tutorial acaba e aprendemos a jogar de um tempo o livro começa a ficar mais interessante e fácil.

Nunca consegui assistir meu irmão jogando do início ao fim, mas o Ezio 'pega todas', tanto no livro quanto no jogo. A diferença é que o livro retrata o Ezio com um perfil mais pra jovem sedutor, enquanto no jogo a impressão maior é que as mulheres é que são fáceis - ponto pro livro!

Gostei muito do Ezio livro, a leitura - depois do 'tutorial' - é bastante agradável, a história prende e é muito boa - quem conhece o jogo já sabe que é - acredito que encantará quem nunca jogou Assassin's Creed, porém tenho dúvidas de como os fãs do game reagiriam.

Como só assisto meu irmão jogar, não conheço a história completa, porém reconheci vários trechos do jogo e fiquei com a nítida sensação que o único trabalho que o autor teve foi o de escrever as 'cut scenes' - da história de Ezio, Desmond não é nem citado, embora em um momento seja possível identificar sua 'presença' - em forma de romance, mais nada!

Em suma, é um romance muito bom, porém é melhor os fãs do game não esperarem grandes coisa. Sinceramente ... eu prefiro assistir meu irmão jogar ... é bem mais divertido e a imagem do XBox na TV HD é impagável hehe.

P.S.: Se alguém que já jogou Assassin's Creed chegar a ler o livro, por favor me diga se é realmente as 'cut scenes' romanceadas? Grata!

*O termo 'cut scenes', para quem desconhece, é utilizado para se referir aos trechos do jogo em que o jogador 'para de jogar' e rola alguma cena com as personagens, geralmente para contar a história do jogo ou para apresentar algum monstro super-ultra-mega-blaster difícil que você terá de enfrentar assim que a 'cut scene' acabar - Resident Evil Feelings!

40 comentários:

  1. Pois é,

    comecei a ler o livro a uns 2 dias. E comentei com a minha irmã a mesma coisa que voce disse. Até agora, a unica coisa que parece que o autor fez, foi copiar as falas e tutoriais, e descrever cenarios e pensamentos dos personagens. Ate como 'roubar, escalar, se camuflar na multidao'. Me decepcionei um pouco, mas to gostando de ler pra entender a historia por completo. Eu sei bem de ingles, mas tem horas que a legenda passava mto rapido e nao entendia tudo.

    O livro ja me ajudou a entender algumas coisas que eu tinha duvidas. Mas realmente, eh melhor jogar primeiro e ler depois. O Brotherhood tem legenda em portugues, entao nem vou ler o livro huasuhsaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo brotherhood n tem haver com o assassin's creed 1 nem o 2

      Excluir
    2. Mas é do jogo AC Brotherood. Não tem o que tirar nem por.

      Excluir
    3. Alguem sabe em que idioma é o encantamento "laa shay'a waqi'un moutlaq bale koulon moumkine..."? O que deve significar?

      Excluir
  2. Hipótese confirmada!

    Meu irmão deu o mesmo depoimento quando terminou o livro.

    Obrigada, anônimo ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu estou esperando o livro chegar. Encomendei faz uma semana, espero que eu goste do livro.

    PS: Já zerei todos os Assassin's Creed,
    exceto o último.

    ResponderExcluir
  4. Olha, gosto muito da franquia do jogo, joguei diversas vezes todos os títulos. O livro é quase isso que você disse mesmo, o cara praticamente reescreveu as cutscenes e foi embora. Mas há pontos em que ele dá detalhes e insere personagens ou diálogos que fazem valer a pena a leitura, até pra quem já conhece a história de cabo a rabo. Pra quem quer uma leitura "light" e/ou gosta do jogo é um bom livro. (Só espero que o Irmandade esteja mais com cara de romance do que resumo rs)

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro, gostei, eu joguei gostei também... recomendo o jogo e livro, é uma história que prende bastante. Recomendo!

    ResponderExcluir
  6. O livro é fantástico.. o jogo também, claro!
    Achei a novel muito boa e estou aguardando os próximos que já foram lançados no exterior porém ainda não veio para cá

    ResponderExcluir
  7. Bom Primeiramente Boa Tarde a Todos e Gostei muito da sua Opinião a Respeito do Livro se basendo no Jogo, pois Bem minha Historia com Assassin´s Creed começou quando vi o Jogo Para Xbox 360, embora sem mesmo saber do que se tratava, comecei logo jogando o segundo game (sao 4) e após termina-lo tive a curiosidade e vontade de conhecer mais da Historia do jogo e comprei a coleçao completa no caso dos 4 games, continuando sem saber do livro, um dia entrei em uma livraria como de costume para ver as novidades e adquirir alguns titulos, me deparei com esse livro cujo ja conhecia a historia de fato pelo jogo, e comprei o livro, muito emocionante a historia nos 4 primeiros capitulos narra as açoes de ezio por completo conforme se realiza no game, mais depois conhecemos na real uma bela historia.

    um livro que recomendo a qualquer um que seja amante desse estilo de leitura.

    abraços parabens .. pelo Link

    ResponderExcluir
  8. cara comprei esse livro 3 dias atras

    ResponderExcluir
  9. Gostei do livro como um complemento ao jogo, pois nos insere de maneira mais detalhada na história, sem confundir a pessoa como as passagens do jogo
    Sobre o fato das cut-scenes relatadas, realmente ocorre mas não poderia ser diferente ja que o autor quis manter as origens e não havia nenhuma outra fonte que não fosse o jogo
    apenas acho que ele pecou ao tentar "humanizar" atitudes que so sao possiveis em jogos (carregar um monte de armas ao mesmo tempo, por exemplo)
    Acho também que ao tentar detalhar o ambiente ele aprofunda demais, tornando a captação da cena mais dificil, para quem jogou ou viu o jogo é facil, precisa apenas da imagem guardada na memoria pra vizualizar, mas quem nao conhece o jogo pode achar meio extenso

    Mesmo assim eu recomendo o livro para qualquer um, tenha jogado ou não

    ResponderExcluir
  10. Eu sou suspeito de falar... Afinal sou doente pela franquia nos consoles, já zerei todos com 100%.

    Eu tenho os dois livros lançados até agora, Renascença e Irmandade, e a que tudo indica, o próximo e último será o Revelações.

    Bem, e o que eu achei dos livros? Simplesmente amei! Adoro a trama do jogo/livro, que gira em torno do difícil transição do Ezio, de um garoto para um adulto cheio de responsabilidades. Perder o pai e os irmãos, perder tudo que tinha em horas, e não poder ficar ao lado do amor da vida dele... Essa história é demais!

    Torcendo pra sair filmes do jogo!

    ResponderExcluir
  11. Tomara que tenha um livro sobre o jogo que ira ser lancado
    Assassin's Creed 3

    ResponderExcluir
  12. Eu to lendo o livro e to adorando, a história prende a atenção. E to vendo pra comprar o jogo.

    ResponderExcluir
  13. ja li o renascensa eo irmandade gostei dos dois
    como tambem gosto do game o autor(Olicer bowden) com voce disse so copiou as cenas do hame.

    ResponderExcluir
  14. Comprei o livro Hoje nunca joguei só assistia meu amigo jogar.
    Se gostei ?? Sim, ainda estou na pagina 21 como disse comprei hoje. só o inicio ja me agradou.

    PS: O livro te prende.

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo o livro (irmandade) e jogando o assassín 2, e já tenho o outro livro e mais dois jogos na fila.realmente vi muitas coincidências entre ambos. pra quem tá chegando agora nem consigo imaginar a reação, mas pra mim, que sou apaixonado pela saga, fiquei satisfeito com a investida. pena que não dê pra aproveitar muito o primeiro assassín's creed, porque ele foi muito seco.(mas este foi o que mais me cativou ). espero que os outros livros deixem de ser o tal "tutorial" pra agradar mais pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Comprei o primeiro e o segundo livro, estou esperando o próximo, segundo o vendedor e também fã serão 5 livros aproximadamente, tenho todos os jogos até agora e pra mim o que me prende é a história do jogo muito bem criada, e quanto mais eu puder saber será bem vindo, tem inúmeras possibilidades e muita brechas, ainda não sai das cut scenes,sinceramente espero ler sobre coisas que o game e a curtíssima série que pode-se acompanhar no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ct2kbLBuSOg ainda não tenham mostrado. Uma coisa que eu espero que não aconteça são os responsáveis pelo jogo adaptarem e sair demais do foco da história a fim de querer agradar fãs de modo geral causando a decepção de quem já curte pacas a história, mas acho que isso só ocorreria se ele fizessem um filme XD! ECCO!?

    victor andy

    ResponderExcluir
  17. O jogo é interessante, sempre soube e sempre acompanhei meus amigos jogando, já estava me preparando pra começar a jogar então resolvi ler os livros, porém o escritor sai falando por ai em entrevistas que quer "ensinar" história aos apaixonados por Assassin's Creed e não é bem assim. Quem estuda e gosta um pouco de história fica frustado com o livro... E esse foi um dos meus primeiros livros que fiz questão de parar de ler logo na centésima página depois de procurar descobrir se o desenvolver da história seria da mesma forma até o fim.

    ResponderExcluir
  18. Gente meu filho quis esse livro mas ele só tem 10 anos, devo deixar ele ler???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Tem muita violência e palavras de baixo calão, a brutalidade das lutas que são narradas parece mortal kombate :p

      Excluir
  19. Oi,

    O livro é muito bom, mas não sei se seria adequado a uma criança de 10 anos.
    A leitura é bem tranquila, mas ainda assim é a história de um jovem de 17 anos que presencia a execução do pai e irmão e se torna um assassino ... além de ser um tremendo casa nova...
    Embora os assassinatos não sejam descritos de forma violenta, pode não ser uma leitura muito apropriada para uma criança de 10 anos.

    ResponderExcluir
  20. O livro é ótimo,já estou no capitulo 6 do livro.Eu recomendo ter o livro e ter o jogo.

    ResponderExcluir
  21. Gente que legal eu postando um comentário depois de mais de um ano Kkkk mas sou suuuuper fã da saga Assassin's Creed e bom já estou até zerando o 3 que lançou esses dias aí e também já tô quase terminando de ler o livro que retrata o terceiro jogo. É bem legal gostei de todos os livros que foram lançados até agora, porque não é exatamente igual aos jogos tem coisa que existe nos jogos e tem coisas que não existem nos jogos e acho que isso ajuda a não ficar aquela coisa repetitiva, que tem no jogo e no livro. Acho que essa foi a sacada do autor e sem contar que os livros ajudam a entender um pouco o que se passa nos jogos.

    ResponderExcluir
  22. Conheci assassins creed por 1 amigo achei que ia ser uma coisa muito ficção tipo marvel essas coisa + estava errado, é uma historia incrivel que se encaixa muito bem em fatos reais e na historia do mundo tambem, podia ser facilmente real mesmo sendo ficção, ja vi o "credo dos assasinos"(assassins creed) 1,2 e 3 mesmo comovido com a historia de altair(1) e konnor(3) a historia de ezio(2) é a que eu + curti

    ResponderExcluir
  23. Conheci assassins creed por 1 amigo achei que ia ser uma coisa muito ficção tipo marvel essas coisa + estava errado, é uma historia incrivel que se encaixa muito bem em fatos reais e na historia do mundo tambem, podia ser facilmente real mesmo sendo ficção, ja vi o "credo dos assasinos"(assassins creed) 1,2 e 3 mesmo comovido com a historia de altair(1) e konnor(3) a historia de ezio(2) é a que eu + curti
    .OBG pela atenção

    Giovanne amorim

    ResponderExcluir
  24. Achei a narrativa meio fraca e a história meio contada na pressa, parecia q o autor estava com preguiça de detalhar os acontecimentos do livro. Os treinamentos foram mal explicados(logo se vê q o autor não fez pesquisa alguma sobre esgrima ou técnicas de combate ou como funciona um furto...)
    Li o Renascença e dificilmente irei ler o resto da saga. O jogo é ótimo! Mas o livro... deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de que livro,o renascença grosso ou o meio fino???????????Estou desesperado para comprar.Mas estou com medo que ele seja ruim e contado na pressa.

      Excluir
    2. Oi,

      O que eu li tem mais de 300 paginas. Não sabia que existia um mais fino então não sei como a história é contada nele.

      Excluir
    3. Muito obrigado Íris!!!!
      Eu também acho que não existe nenhum Renascença com menos de 300 páginas, mas já vi uma foto enganosa dos 3 primeiros livros da série e achei eles finos de mais.
      Um abraço

      Excluir
  25. Estou querendo comprar o livro. Mas estou com medo de não gostar porque eu nunca joguei ese jogo. Será se devo comprar???

    ResponderExcluir
  26. eu li o livro e adorei depois que ele sai de florença é que o livro fica legal

    ResponderExcluir
  27. Meu filho não para de querer esse livro, mas so tem 10 anos. Ele ha jogou e zerou o 1...afff disse que compraria qualquer coisa que quisesse ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso comprar esse livro para o meu filho de 10 anos?Ele tem idade para ler esse livro??????

      Excluir
    2. Raissa, Anônimo

      Tentem conversar com seus filhos e juntos escolherem outra leitura.

      O livro contém cenas de assassinato, conotação sexual e palavras inapropriadas e é inspirado em um jogo com classificação etária de 17 anos, então certamente não é adequado a uma criança de 10 anos.

      ;)

      Excluir
    3. Muito obrigado,escolherei outra coisa paraele

      Excluir
  28. ja li os cinco livros muito bom, vou conta o final, brincadeira kkkk.

    ResponderExcluir
  29. acabei de fechar! são 3:04 da manhã foram 3 dias de leitura... gostei muito do livro, só ouvia falar dos games mas nunca dera vontade de ler ou jogar...de tanto ouvir bem falar de ambos decidir ler e realmente gostei do livro! amanhã mesmo planejo comprar o irmandade e jogar também né?! Gostaria muito de receber indicações de livros, e do "TIPO" assasins creed... grato
    p.s.: alguém sabe qual outro "GAME AND BOOK" anda por ai ? e que tenha para ps2?3 ?

    ResponderExcluir