quinta-feira, 2 de abril de 2009

O diário de Anne Frank


Há alguns dias assisti um filme chamado "Escritores da liberdade" (Freedom writers) em que a professora entregava a turma o livro "O diário de Anne Frank" como 'dever de casa'. Já li esse livro há muito tempo e, por causa do filme, lembrei de falar um pouquinho dele por aqui.

Anne Frank foi uma adolescente judia que teve de viver escondida durante o holocausto.

Pouco tempo após seu aniversário de 13 anos Anne Frank e sua família tiveram de se mudar para um "Anexo Secreto" onde permaneceriam vivendo escondidos por muito tempo(julho/1942 - agosto/1944).

Durante o tempo que passou escondida no "Anexo Secreto" Anne Frank mantinha um diário, presente de seu 13° aniversário, em cujas páginas ela descrevia o que havia se tornado sua vida. Mas um único caderno não foi suficiente para relatar tudo o que ela passou e foi desses diários que surgiu o livro "O dirário de Anne Frank".

Não vou me prolongar muito para não escrever SPOILERS, mas não é preciso transcrever nenhum trecho do livro para que se entenda um pouco do que há nele.

Todo o medo e as dificuldades que a família de Anne Frank viveu durante esse período são relatados em forma de "cartas" que Anne escrevia para amigos que ela criou, visto que não poderia se comunicar com amigos de verdade.

E o maravilhoso gesto de Miep e Bep Voskuijl em abrigar uma família judia, dividir seus mantimentos que eram bem regulados na época, colocando suas próprias vidas em risco é uma imensa lição de amor à vida que deveria servir de exemplo para toda a humanidade.

Antes de lê-lo tenha em mente que é uma história real, então os fatos não se desenrolam num "final de contos de fadas".

RECOMENDO!!!

6 comentários:

  1. é... mas Por que ela, sua família e seus amigos tiveram de viver escondidos

    estou querendo saber responda porfavor...
    fui

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hayane!

    Houve um momento na nossa história em que Hitler "liderou" a perseguição e massacre dos judeus, conhecido como o "Holocausto".

    Alguns judeus, mesmo capturados, conseguiram sobreviver, outros viveram escondidos.

    Ane frank e sua família eram judeus e viveram escondidos para salvarem as próprias vidas.

    Obrigada pelo coment, e sinta-se a vontade nesse espaço p/ comentar e perguntar sempre ;)

    ResponderExcluir
  3. Iury Oliveira

    Muito bom esse livro, terminei de ler ontem (20/07/2012)é um livro que mostra que o mundo não gira só em torno de dinheiro,poder de querer ter e ter...
    No mundo ainda há sentimentos mesmo que pareça impossível pensar, mas as respostas de tudo pode está num simples pensamento de uma "criança".

    Recomodadíssimooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme ontem e gostei muito. Agora estou interessado em ler o Diário de Anne Frank.

    ResponderExcluir