terça-feira, 15 de setembro de 2009

MSP50


Trocadilho com a 'marca' Mauricio de Sousa Produções - MSP - a Mauricio de Sousa Por 50 artistas - MSP50 - foi lançada na XIV Bienal do Livro no Rio de Janeiro e, lógico, eu fui lá adquirir meu exemplar autografado pelo Mauricio!!!

A proposta era reunir 50 artistas para homenagear Mauricio de Sousa desenhando suas personagens, cada um em seu próprio estilo. E o resultado foi uma edição simplesmente maravilhosa!!!

A variedade de temas no trabalho dos artistas é bem grande ...

Meus olhos lacrimejaram em histórias como a de Erica Awano, e "Dentes Protuberantes" de Fido Nesti;
Ri alto com o roteiro de Ivan Reis e das tirinhas do Gilmar;
E tem também aquelas que trazem uma lição no final como "Astronauta" de Mascaro ou "Horácio em: Os Tempos são outros" de Raphael Salimena.

O mais interessante na edição é ver as personagens que conhecemos desde pequenos com traços completamente diferentes dos que estamos acostumados ... Aquele 'toque' especial de cada artista!

Me impressionei com o estilo gótico - não sei se esse seria o termo adequado, mas acho que deu pra entender né??? - que Samuel Casal deu a "Turma do Penadinho em ... El dia de los muertos", e os traços de Rafael Sica em "Louco" que me lembraram uns curtas que gostava de assistir na TV quando era mais nova.

Definitvamente a MSP50 é uma obra que qualquer fã vai adorar ter em seu acervo!!!

E é com muito gosto que eu além de ter essa linda homenagem na minha coleção, ela está autografada pelo único ídolo que carrego em minha vida desde a infância.



Cheguei em casa cheia de dores que duram até hoje por causa do peso que carreguei durante todo o sábado na Bienal, mas as lembranças de curtir o dia com o pessoal e o carinho do Mauricio ao receber a gente - mesmo depois de ter saído de duas sessões consecutivas de autógrafos - fazem valer cada músculo dolorido e cada centavo gasto!

Quando a dor passar ... só restará o 'gostinho de quero mais'.

P.S.: Além de economizar meus tostões para a próxima Bienal, vou economizar alguns trocados a mais por garantia ... vai que o papo do Gusman sobre uma segunda edição da MSP50 vinga??? Quero estar preparada!!!

Um comentário:

  1. Nossa, Íris,EU QUERO ESSE LIVRO! Já tinha visto uma matéria sobre ele, e fiquei apaixonada. Tb sou uma grande fã do Maurício e as revistinhas da turma da Mônica marcaram a minha infância.
    Sortuda vc... ano passado teve Bienal aqui em SP, mas eu não pude ir... pena... na próxima espero estar lá!

    Beijos!

    ResponderExcluir