sábado, 11 de julho de 2009

Harry Potter e a Pedra Filosofal


É hora de começar a polêmica aqui nesse blog.

Não sou chegada em falar sobre os livros que não gostei muito, mas aproveito o embalo da estréia do novo filme para fazer minha resenha sobre essa série de livros da J. K. Rowling.

Li esse livro depois de ver o filme - coisa que não gosto de fazer mas não tive escolha - e, ao contrário de toda a minha família e muitos conhecidos, não me tornei fã, mas enxergo claramente o motivo pelo qual a autora conquistou tanto o público.

O livro é de leitura extremamente fácil, a trama é muito boa e ela desenvolve de maneira que você não se cansa de ler. Há momentos cômicos protagonizados principalmente pelos gêmeos Weasley e momentos em que temos vontade de dar uns tapas em algumas personagens.

Mas a autora, ao que parece, copiou um determinado enigma de algum lugar sem se dar ao trabalho de resolvê-lo e não percebeu que a figura do enigma se fazia necessária - ou então ela criou um enigma sem solução - e eu que sou fanática por enigmas levei um banho de água fria ao tentar resolvê-lo e perceber que faltava informação para isso.

Há também uma falha de lógica no processo de seleção das casas [Spoiler] quando o chapéu seletor cogita a hipótese de colocar Harry Potter em Sonserina quando apenas algumas palavras antes ele havia afirmado que em Sonserina só entravam bruxos de 'sangue puro' [/Spoiler] e se há uma coisa que uma pessoa da área de exatas não gosta é de falhas lógicas.

Não foram esses dois detalhes que me fizeram não ficar fã da série ... pra falar a verdade eu não sei exatamente o que foi ... só sei que não vi nada demais na série.

Entendo quem virou fã ... a história é fácil de ler e com certeza deve ter atraído muita gente que não tinha o hábito da leitura - o que já é motivo pra eu gostar da autora - para esse mundo maravilhoso dos livros!!!

Mas ela simplesmente não ganhou minha apreciação ... fazer o quê???


2 comentários: